Como Mensurar Ações de Comunicação e Marketing de Forma Eficiente
11 de fevereiro de 2025No tempo em que vivemos, algumas novas ferramentas (algumas até não tão novas assim) estão mudando a forma das pessoas se relacionarem. Podemos ver isso, por exemplo, pelo uso do WhatsApp. Puxe na memória como você se comunicava com seus amigos e familiares há pouco tempo. É bem provável que você se lembre de que fazia uma ligação para a sua mãe ou seu pai com certa frequência, falava com irmãos um pouco menos e alguns parentes você sequer tinha notícia. Pois bem: hoje já é possível se comunicar muito mais com todos eles e até saber como está a sua tia do interior, por exemplo.
O uso do WhatsApp cresceu de forma exponencial nos últimos anos e já atinge mais de 120 milhões de usuários no Brasil (dados do Estadão). Segundo publicação da Exame, 97% dos assinantes de telefonia móvel usam o aplicativo com frequência, o que mostra a presença maciça dos brasileiros on-line neste app. Em ano de eleição, podemos prever que o uso dele pode mudar o resultado até do Presidente que será eleito. O poder da ferramenta é gigantesco!
Assim como todas as ferramentas existentes, o WhatsApp pode ser usado para o bem ou para o mal. As conhecidas “fake news” (notícias falsas) estão se alastrando em uma velocidade muito alta, trazendo prejuízo para a imagem de pessoas (públicas ou não), alastrando a preocupação da população (informações de doenças e desastres, por exemplo) e passando informações erradas que podem prejudicar o leitor. É importante ficar atento e confirmar a veracidade das mensagens antes de encaminhá-las.
Veja a preferência pelo WhatsApp por país (note a força dele no Brasil):
Fonte: Opinion Box (https://blog.opinionbox.com/pesquisa-whatsapp-no-brasil/)
Para empresas, o uso do aplicativo também se tornou um caminho importante no sentido do relacionamento com o seu cliente. Algumas empresas já fazem atendimentos pelo WhatsApp – vendas, pós-vendas, envio de promoções, dentre outras ações. Aliás, a versão “Business” do app traz consigo algumas funções interessantes – ainda que básicas –, como informações de negócio, classificação dos contatos e envio de mensagens automáticas em função de horários.
O importante para empresas, políticos ou instituições é estar atento aos contatos feitos e ser rápido no retorno, pois se trata de uma oportunidade que os seus clientes (ou eleitor) estão lhe dando para que conquiste sua simpatia e compre seu produto ou serviço.
Como dito anteriormente, já existe no mercado possibilidade de atendimentos automatizados via WhatsApp. Isso pode contribuir muito no relacionamento com a pessoa que fizer o contato, filtrando os atendimentos e otimizando recursos, além de permitir envio de informações e campanhas. Alerta: tenha cuidado ao escolher o seu parceiro, pois algumas empresas usam conexões não públicas do aplicativo, podendo prejudicar seu funcionamento.
Invista no seu relacionamento com o cliente e de opções de canais de comunicação! Com dados fortes e a capilaridade da ferramenta, o WhatsApp se mostra uma ótima opção.
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